PROJETO DE EXTENSÃO

RENOVÁGUA

A seca no semiárido nordestino é uma adversidade que exige soluções sustentáveis, como o uso de poços e cisternas combinados com bombeamento solar. O Projeto Renovágua visa apoiar as comunidades rurais da Grande Natal ao levantar características dos poços, analisar a qualidade da água, planejar e dimensionar o sistema fotovoltaico, e capacitar a população sobre a preservação ambiental. O projeto destaca a multidisciplinaridade ao integrar energias renováveis, meio ambiente e responsabilidade social, e promove a interação com a comunidade externa como parte de um projeto de extensão.

ATUAÇÃO

Sob a coordenação do Prof. Alexandro Vladno da Rocha, o projeto RENOVÁGUA possui atuação em várias áreas. A avaliação da qualidade da água é realizada pelo Núcleo de Análises de Água, Alimentos e Efluentes (NAAE) do CNAT. Já o trabalho de conscientização para o uso correto da água, bem como o planejamento e dimensionamento do sistema a ser implantando pela comunidade, é feito por equipe de alunos dos cursos de Engenharia de Energia e Eletrotécnica o que caracteriza uma abordagem multidisciplinar para esse trabalho.
sem foto

PROTÓTIPO

Para demonstração e facilitar a capacitação das pessoas da comunidade sobre o funcionamento do sistema de bombeamento de água com energia solar, foi desenvolvido um protótipo de pequeno.

O protótipo consiste em um suporte de madeira composto pelos seguintes equipamentos: um painel solar fotovoltaico de 155W, uma bateria de lítio de 128 Wh, uma bomba de 12V, um inversor off-grid e dois reservatórios de água com capacidade de 5 litros. A montagem foi realizada no laboratório de energia solar/eólica do IFRN Campus Natal Central.